Translate this Page

Rating: 2.6/5 (866 votos)

ONLINE
1






 

    

 

 

  


PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO


 https://img.comunidades.net/nhr/nhrmanutencao/fo.png

 PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

       O momento atual da prevenção é de uma cobrança muito      grande por parte da população no sentido de melhoria da qualidade das vistorias e segurança das edificações.

Alguns acontecimentos recentes tem gerado uma reflexão das autoridades e da opinião pública sobre a necessidade de maior fiscalização de construções e reformas. Paralelamente, verificamos que as normas de prevenção vêm evoluindo, porém há uma necessidade de mudança cultural da população quanto a encarar a segurança preventiva como investimento e não como um “gasto”!

As legislações que tratam sobre a Prevenção de Incêndios no Paraná são recentes. As mais antigas são posteriores a 1976, após os grandes sinistros no Brasil.

As primeiras legislações que se tem notícia foram baseadas nas normas do Estado de São Paulo. No Paraná se basearam no Código de Posturas de Curitiba.

A primeira legislação do CB-PMPR foi o Regulamento de Prevenção contra Incêndios, de 1976. Posteriormente em 2001 foi lançado o Código de Prevenção Contra Incêndios, baixado através de Portaria do Comando do Corpo de Bombeiros que duraram 10 anos, que apesar de muito criticado, trouxe grande evolução na prevenção de Incêndios no Estado. Novo Código de Prevenção do CB Depois de um árduo trabalho de estudo e aprimoramento, concluído no final de 2011, foi lançado o tão aguardado Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do CB- PMPR.

O novo Código não é apenas uma atualização do anterior, é uma mudança conceitual na forma como era vista a prevenção, pois estabelece vários conceitos novos, porém mantendo alguns que estavam consolidados.

A principal mudança é que o Código não prevê apenas a aprovação de um Projeto de Incêndio, mas de um Planejamento total da edificação, tanto na sua construção, quanto na utilização, sendo responsabilidade de todos (construtor, projetista e usuários) por construí-la e mantê-la segura contra incêndio e pânico.

NR-23 Esta norma define as necessidades básicas que as empresas devem possuir para proteção contra incêndios e as atitudes a serem tomadas no combate a incêndios; define as classes de fogo; estabelece normas relativas a extinção de incêndios por meio de água; normatiza o uso de extintores de incêndio e estabelece critérios relativos aos extintores portáteis; Todas as empresas deverão possuir:

  • 1. Proteção contra incêndio;

  • 2. Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;

  • 1. Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;

  • 2. Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

Deixe sua empresa dentro dos padrões de segurança, faça um levantamento de seu sistema de incêndio, agende uma visita gratuita.